O que é a Cirurgia Ortognática?
Procedimento cirúrgico que corrige deformidade dos ossos da face, em especial os maxilares (maxila e mandíbula), devolvendo harmonia facial, equilíbrio, melhora da estética, função mastigatória e das articulações da mandíbula (ATM), alem de melhora respiratória e do sono, que repercutem diretamente em uma melhor qualidade de vida.
O Convênio cobre uma Cirurgia Ortognática?
Sim. A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia funcional, portanto, todos os convênios médicos tem por obrigatoriedade cobrir todos os encargos do hospital, materiais que serão utilizados, e, geralmente a equipe de anestesia e insumos hospitalares.
Os honorários da equipe cirúrgica, na maior parte das vezes, ficam a cargo do paciente.
Quanto Custa uma Cirurgia Ortognática?
O custo varia, porém, 90% do custo do procedimento é coberto pelo convênio médico. Ficando a cargo do paciente somente os honorários da equipe cirúrgica.
Esses honorários, dependendo do plano, são feitos via reembolso. Ou seja, o custo não é direto do paciente.
Onde é Feita a Cirurgia Ortognática?
Em um ambiente hospitalar, sendo que esse hospital vai variar de acordo com o plano que o paciente possui.
Nossa equipe é cadastrada nos melhores hospitais de São Paulo.
Durante sua consulta, o Dr. Romualdo vai te orientar com relação ao melhor local para realização de sua cirurgia ortognática.
Quando é Recomendada a Cirurgia Ortognática?
Ela é indicada para pacientes que tem alterações nas bases ósseas da face (maxila, mandíbula), onde o crescimento fez com que esses ossos não tivessem uma harmonia para a face e, consequentemente, os dentes não conseguem encaixar corretamente.
Nesses casos, apenas o tratamento ortodôntico, ou seja, os aparelhos dentários, não são tão indicados, pois o problema não está na posição dos dentes, mas sim na parte óssea.
Como é o pós operatório de uma Cirurgia Ortognática?
Hoje o planejamento da cirurgia ortognática é muito moderno, 100% virtual. Usamos o que há de mais moderno em tecnologia para nossos pacientes.
Isso dá uma previsibilidade muito grande para o paciente e a equipe médica sobre o que irá acontecer na cirurgia. E permite que o pós operatório seja bem mais tranquilo do que já foi há cinco ou dez anos atrás.
A cirurgia ortognática dura entre 2h30 à 3h00 e, geralmente, o paciente vai para casa no dia seguinte pela manhã.
Ela não é tão dolorosa e os medicamentos necessários após a cirurgia são bem leves e comuns, como por exemplo, Novalgina e Paracetamol.
Nas primeiras semanas a alimentação deverá ser feita com alimentos líquidos e pastosos. Entre o primeiro e segundo mês a alimentação vai, gradualmente, podendo voltar ao normal.
Demais orientações são dadas em consulta.

Dr. Romualdo C. Monteiro de Barros
Cirurgião Bucomaxilofacial
CRO 96.598
• Residência em CTBMF (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) pelo Hospital das Clinicas – FMUSP
• Fellowship pela Boston University (USA)
• Doutorando em Estomatologia pela FO-USP
• Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Sírio Libanês