O que é a Cirurgia Ortognática?
Procedimento cirúrgico que corrige deformidade dos ossos da face, em especial os maxilares (maxila e mandíbula), devolvendo harmonia facial, equilíbrio, melhora da estética, função mastigatória e das articulações da mandíbula (ATM), alem de melhora respiratória e do sono, que repercutem diretamente em uma melhor qualidade de vida.
O Convênio cobre uma Cirurgia Ortognática?
Sim. A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia funcional, portanto, todos os convênios médicos tem por obrigatoriedade cobrir todos os encargos do hospital, materiais que serão utilizados, e, geralmente a equipe de anestesia e insumos hospitalares.
Os honorários da equipe cirúrgica, na maior parte das vezes, ficam a cargo do paciente.
Quanto Custa uma Cirurgia Ortognática?
O custo varia, porém, 90% do custo do procedimento é coberto pelo convênio médico. Ficando a cargo do paciente somente os honorários da equipe cirúrgica.
Esses honorários, dependendo do plano, são feitos via reembolso. Ou seja, o custo não é direto do paciente.
Onde é Feita a Cirurgia Ortognática?
Em um ambiente hospitalar, sendo que esse hospital vai variar de acordo com o plano que o paciente possui.
Nossa equipe é cadastrada nos melhores hospitais de São Paulo.
Durante sua consulta, o Dr. Romualdo vai te orientar com relação ao melhor local para realização de sua cirurgia ortognática.
Quando é Recomendada a Cirurgia Ortognática?
Ela é indicada para pacientes que tem alterações nas bases ósseas da face (maxila, mandíbula), onde o crescimento fez com que esses ossos não tivessem uma harmonia para a face e, consequentemente, os dentes não conseguem encaixar corretamente.
Nesses casos, apenas o tratamento ortodôntico, ou seja, os aparelhos dentários, não são tão indicados, pois o problema não está na posição dos dentes, mas sim na parte óssea.
Como é o pós operatório de uma Cirurgia Ortognática?
Hoje o planejamento da cirurgia ortognática é muito moderno, 100% virtual. Usamos o que há de mais moderno em tecnologia para nossos pacientes.
Isso dá uma previsibilidade muito grande para o paciente e a equipe médica sobre o que irá acontecer na cirurgia. E permite que o pós operatório seja bem mais tranquilo do que já foi há cinco ou dez anos atrás.
A cirurgia ortognática dura entre 2h30 à 3h00 e, geralmente, o paciente vai para casa no dia seguinte pela manhã.
Ela não é tão dolorosa e os medicamentos necessários após a cirurgia são bem leves e comuns, como por exemplo, Novalgina e Paracetamol.
Nas primeiras semanas a alimentação deverá ser feita com alimentos líquidos e pastosos. Entre o primeiro e segundo mês a alimentação vai, gradualmente, podendo voltar ao normal.
Demais orientações são dadas em consulta.
de pacientes no Doctoralia

“O consultório é de facílimo acesso a 5 min a pé da Estação Paraíso de metrô, a estrutura é lindíssima, moderna, organizada e limpa e o atendimento do doutor e sua equipe dispensa comentários, esclarecedor, simpático, empático, educado e muito didático. Muito obrigado!”
Helton Falchi
“O Dr. Romualdo é um excelente profissional. Passo com ele há mais de um ano, onde descobri minha disfunção da articulação temporomandibular e fiz uma cirurgia. O tratamento é sempre incrível, o doutor sempre explicou tudo com detalhes e paciência, me enviou estudos para entender sobre os procedimentos. Profissional fenomenal, não troco por nada.”
Camille Lima
“Dr. Muito atencioso, explica detalhadamente todo o processo que pode ser feito consultório limpo e organizado, atendente atenciosa e simpática simplesmente perfeito.”
Claudia Maria Backy Caleffi
“Assertivo, sensato, detalhista, ótimo! Profissional que explica e junto com o paciente indica a melhor opção de tratamento. Atendimento da recepção ótimo!”
Marcelo Augusto Cabral
“O Dr. Romualdo é mega atencioso, tirou todas as dúvidas e medos que eu tinha. Explicou da melhor forma possível como tudo irá funcionar, me senti apoiada. Agora estou ansiosa para os próximos passos.”
Bruna da Silva Tavares
“Indico de olhos fechados para quem precisa de avaliação ou cirurgia de ATM. Nem tudo se resolve só com medicação ou fisioterapia. Depois de 5 avaliações, recebi ele como indicação e o meu problema foi resolvido. Procure sempre uma segunda opinião, se possível do Dr. Romualdo.”
Priscila
“Profissional excelente e muito atencioso. Realizou exame clínico, solicitou propedêutica complementar, explicou detalhadamente sobre o quadro, orientou sobre opções disponíveis para tratamento, tirou todas as minhas dúvidas.”
Arthur
“Excelente cirurgião. Sempre atencioso, esclareceu todas as minhas dúvidas antes da cirurgia e prestou todo a apoio no pós cirurgia. Tinha muito medo do pós cirúrgico mas o Dr. Romualdo me passou muita segurança e realmente não foi não tão difícil.”
Eli Elias
“O Dr. Romualdo é muito competente e atencioso. Fiz uma cirurgia com ele e, além de ocorrer tudo perfeitamente, o pós operatório foi excelente. Tenho que destacar que a equipe administrativa também desempenhou seu papel com excelência.”
Danilo Taverna
“Uma consulta verdadeira! Muito atencioso, explica tudo com bastante calma e didática. Deixamos o consultório com muita clareza e confiança a respeito do tratamento que pode ser realizado.”
Cintia Cristina da Silva

Dr. Romualdo C. Monteiro de Barros
Cirurgião Bucomaxilofacial
CRO 96.598
Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital das Clinicas – FMUSP
Especialista em CTBMF pelo Conselho Federal de Odontologia
Fellowship em CTBMF pela Boston University – Boston – USA
McCain TMJ Arthroscopy Training – Miami – USA
Pós Graduação em Odontologia Hospitalar – Hospital das Clinicas – FMUSP
Coordenador do Curso de Artroscopia – Hospital Sírio Libanês
Membro de Equipe de CTBMF – Hospital Sírio Libanês
Professor Assistente dos Cursos de Cirurgia Ortognática e ATM – IEPBMF
Membro do Colégio Brasileiro de CTBMF
Doutor em Ciências pela Faculdade de Odontologia da USP.